Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Febase dá acordo à matéria negociada com o BIC Português

Os 66 membros do Conselho Sectorial da Actividade Bancária da Febase deram o seu acordo à matéria negociada até 25 de Junho com o BIC Português, com apenas um voto contra e uma abstenção, naquele que constituiu um marco histórico, traduzindo-se na primeira grande concretização daquela federação.
Assim, autorizou a assinatura do acordo final, dando-lhe, nas matérias ainda não acordadas mandato para, em tempo útil, concluir o documento a enviar para publicação.
O BIC Português, constituído em Janeiro de 2008, contactara os três sindicatos verticais – SBN, SBC e SBSI –, no sentido da inscrição de todos os trabalhadores como beneficiários do SAMS.
Os sindicatos anuíram, tendo, no entanto, reclamado do BIC Português a adesão ao acordo colectivo de trabalho ou, em alternativa, a negociação de um acordo de empresa, o que foi acolhido pela administração, que apresentou uma proposta de AE.

Na altura, o banco tinha 21 colaboradores, cada um com contrato individual, que recolhia aspectos fundamentais do ACT, nomeadamente a retribuição, o horário de trabalho, o regime de férias e faltas, os direitos e os deveres e o crédito à habitação.
No essencial, a proposta foi ao encontro do ACT, salvaguardando, todavia, algumas especificidades, designadamente nas categorias profissionais, na carreira profissional e no exercício da actividade sindical na empresa.
De facto, o BIC Português, dada a sua especificidade, com um reduzido número de balcões e de trabalhadores, aconselha a existência de uma negociação especial, pelo que a forma como têm decorrido as negociações prevê para muito breve a conclusão do processo, cujos representantes sindicais foram nomeados no âmbito do secretariado da Febase.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN