Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Curso de pintura em tecido e “découpage”

A direcção do SBN, através do pelouro dos Órgãos Consultivos e com a colaboração do GRAM - Grupo de Acção de Mulheres, vai promover, aberto a todos os associados e familiares, um curso de pintura que terá a duração aproximada de quatro meses, com início em 6 de Outubro próximo e que desenvolverá os módulos de:

Pintura em tecido e técnica do guardanapo, ou "découpage".
As aulas terão lugar nas instalações do SBN na Rua Cândido dos Reis, 100, Porto, às terças-feiras, das 14h30 às 16h30. O valor da mensalidade, que inclui os respectivos materiais, é de 30 euros para associados e de 33 euros para os familiares e as inscrições, que serão consideradas por ordem de chegada, deverão efectuarse pessoalmente na secretaria, na Loja de Atendimento do SBN.

Mais informações:
Loja de Atendimento do SBN
Rua da Fábrica, 81, 4050-247 Porto
Telefones: 223 398 800/48/17/09/05
Fax: 223 398 877
Email: sag@sbn.pt


Breve resumo sobre o curso:
A palavra arte pode assumir vários significados. Tratando-se da transformação da matéria bruta pelo homem, pode representar uma forma de produção quando se desenvolve na procura do útil; mas pode, também, ser uma forma de expressão que se desenvolve na procura do belo. A importância do artesanato está em que se aprende a fazer, fazendo; pratica-se porque se quer; age-se voluntariamente. Daí, o acentuado cunho pessoal do trabalho artesanal no embelezamento e na valorização das peças produzidas.

A criatividade é a ferramenta mais adequada para se encontrar maneiras de fazer mais com menos, de reduzir custos, de simplificar processos e sistemas, de encontrar novos usos para produtos, de encontrar novos segmentos de mercado e de desenvolver novos produtos. A pintura em tecido é um género de artesanato com sucesso, pois através dela conseguem criar-se verdadeiras obras de arte. Existem formas diversas e diferentes tipos de tecidos para pintar, como toalhas de mesa, t-shirts e guardanapos, que podem ser rentabilizadas em peças de cunho pessoal, quer seja para usufruto próprio, quer para utilização como prendas.

A técnica do guardanapo, ou “découpage”, é uma simples técnica que utiliza guardanapos estampados para decorar uma enorme variedade de objectos e superfícies, como, entre muitos outros, molduras, caixas de madeira, vasos, jarras, latas, frascos, velas, pratos e sabonetes. É uma técnica que, de acordo com a criatividade individual, pela variedade de estampados que pode utilizar e pela diversidade de trabalhos que permite realizar, promove uma grande apetência.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN