Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
S. João da Madeira - Fim-de-semana em Castro Daire…

A delegação do SBN de S. João da Madeira vai levar a efeito, nos próximos dias 17 e 18 de Outubro, um passeio a Castro Daire, acompanhado por um guia turístico qualificado, com o objectivo de dar a conhecer toda a beleza natural, arquitectónica e gastronómica da região. A partida será às 8h30, frente à delegação, com destino ao hotel onde, em Castro Daire, será servido o almoço, após o que serão visitados os locais mais turísticos da região - a Capela das Carrancas, a igreja matriz e o jardim municipal de Castro Daire, e a Casa de Artesanato e o Museu Etnográfico do Mesio. No domingo, após o pequeno-almoço, será feito o circuito da Serra da Arada, que proporciona uma extraordinária vista panorâmica, com visita ao S. Macário. Depois de almoço serão visitados o Bioparque, a Fraguinha e a Póvoa das Leiras. As inscrições serão limitadas a 110 e consideradas por ordem de chegada.

Castro Daire
A Vila de Castro Daire, freguesia e sede de concelho, encontra-se geograficamente situada no cume de um monte e o seu topónimo tem origem num antigo castro que se encontrava na parte mais alta deste lugar. Do Concelho fazem ainda parte as aldeias limítrofes numa área dos cerca de 32,9 quilómetros quadrados: Arinho, Baltar, Braços, Custilhão, Farejinhas, Fareja, Folgosa, Lamelas, Mortolgos, Mosteiro, Santa Margarida, Vale de Matos e Vila Pouca. Sabe-se que aqui habitaram romanos devido ao aparecimento de documentos epigráficos. Havia várias pontes romanas, entre elas, a Ponte Pedrinha, demolida em 1877 construindo-se a que ainda hoje possui a mesma designação e onde se encontrou uma lápide podendo datá-la da altura do imperador Caio Júlio César. No que concerne ao património arquitectónico edificado na freguesia evidenciam-se insígnias de um passado aristocrático, nomeadamente, a Casa da Cerca, do século XVIII, que é referenciada por Camilo no "Amor de Perdição", a Casa brasonada dos Aguilares, a Capela das Carrancas e o Calvário.

Casa da Cerca e Capela das Carrancas
O notável conjunto arquitectónico mandado edificar em 1776 por D. Manuel de Vasconcelos Pereira, Bispo de Lamego, para sua residência é um templo de arquitectura residencial barroca formado pela Casa da Cerca, a fonte das Carrancas e a capela de planta octogonal. Encontra-se implantado junto ao actual jardim público de Castro Daire, impondo-se na malha urbana pela sua monumentalidade e forte sentido cenográfico de todos os elementos.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN