Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Breves

Gestores processam Estado por "impor tecto às reformas"
Numa acção colectiva, doze quadros de topo contestam o tecto de cinco mil euros imposto pela nova lei-quadro da Segurança Social. Em causa está uma alteração às regras de cálculo das pensões, introduzida na recente reforma da Segurança Social. Segundo uma fonte oficial do MTSS, esta acção não põe em causa a inevitável e necessária reforma da Segurança Social e remete mesmo para o acórdão do Tribunal Constitucional, que em Abril se pronunciou contra um requerimento apresentado pelo anterior provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, que pediu a declaração de inconstitucionalidade do artigo 101º do decreto-lei 187/2007, de 10 de Maio, "por violação dos princípios da protecção da confiança, da proporcionalidade e da igualdade".

Salário mínimo nacional 2º mais baixo da Zona Euro
Segundo um estudo do Eurostat, Portugal foi, a seguir à Eslováquia, o país da Zona Euro onde o salário mínimo mais cresceu em termos nominais desde que o acordo assinado em concertação social começou a produzir efeitos, em 2007. O esforço não foi, contudo, suficiente para alterar a posição relativa do país. A retribuição de 450 euros mensais é a segunda mais baixa da Zona Euro, mesmo quando a comparação tem em conta o custo de vida.

Caixa vai aumentar os "spreads" de forma "moderada"
Em entrevista ao Diário Económico, o presidente da CGD defende que, como banco estatal, a preocupação com a rentabilidade deve estar acompanhada de uma preocupação social. No entanto, diz que, por causa da subida dos custos de financiamento, os "spreads" vão aumentar de forma moderada e, tendo em conta o contexto económico, garante que as subidas na Caixa "vão ser comedidas".

Empresas portuguesas são as mais penalizadas
Apesar de os bancos em Portugal serem dos que mais desceram as taxas de juros nos últimos seis meses, as empresas portuguesas são das que maiores encargos têm com os empréstimos, entre os membros da Zona Euro. Já para os particulares, os juros cobrados para aquisição de casa estão entre os mais baixos e as remunerações dos depósitos estão entre as melhores.

OCDE saiu da recessão
Segundo dados, ainda provisórios, divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sedeada em Paris, o PIB conjunto dos trinta países membros estagnou no segundo trimestre, por comparação com os três primeiros meses do ano, em que se tinha afundado 2,1% por comparação com a recta final de 2008. A comparação homóloga confirma, porém, que as economias ocidentais ainda estão bem no fundo e que o regresso a um crescimento digno desse nome não está para breve.

Economia euro: crescimento a partir de 2010
O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, prevê um regresso da economia da Zona Euro a taxas de crescimento positivas durante o próximo ano e garante que as taxas de inflação negativas registadas nos últimos dois meses serão apenas temporárias. "Até ao final do ano, a actividade económica manter-se-á a um nível fraco, mas podemos ter um regresso a taxas trimestrais positivas em 2010", afirmou Trichet.

Também FMI diz que a recuperação económica já começou, mas…
O Fundo Monetário Internacional, através do economista-chefe Olivier Blanchard, reconhece que a economia mundial dá sinais de recuperação, mas para se concretizar é preciso que os Estados Unidos centrem esforços nas exportações e a Ásia nas importações. Blanchard defende ainda que a economia terá uma performance inferior, comparando com a situação mundial antes da crise, e que a instabilidade financeira vai deixar "cicatrizes profundas" durante vários anos.

Economia nacional recupera, mas…
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o produto interno bruto cresceu 0,3% no segundo trimestre de 2009 face aos primeiros três meses do ano, invertendo a tendência de queda, que se mantinha desde 2008. Portugal é, assim, um de cinco países da Zona Euro que revela uma tendência positiva em termos económicos, acompanhando as duas maiores economias da Zona Euro, Alemanha e França, na tentativa de saída da recessão.

Salários com menor subida em cinco anos
Segundo inquérito realizado pelo Gabinente de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, os dados referentes a Outubro de 2008 revelam, em média, um aumento nominal homólogo de 3,66%, o mais baixo desde 2003. Contudo, apesar da contenção das empresas e devido à evolução dos preços ao consumidor, os trabalhadores terão ganho mais poder de compra, apontando para um aumento real de 1,4%, acima do que foi conseguido nos três anos anteriores.

Cientistas portugueses descobrem protecção natural contra formas graves da malária
Todos os anos, o parasita da malária infecta 200 a 500 milhões de pessoas no mundo e mata um a dois milhões. A equipa de Miguel Soares, do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, acaba precisamente de descobrir um mecanismo de protecção natural contra as formas graves da malária e publicou já os resultados na revista norte-americana "Proceedings of the National Academy of Sciences".

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN