Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
de Saúde...

... De Saúde

Saúde:
“Estado de completo bem-estar físico, moral e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”
(O.M.S.)

Tanto a título formativo como informativo, o artigo da médica Adelina Nunes é de grande importância. Espero que seja útil para todos aqueles que o lerem.


Luis Aguiar
Director Clínico do SAMS



Próstata e PSA
Se até há uns anos atrás poucas pessoas ouviam falar de PSA, hoje em dia é raro o doente, sobretudo acima dos 50 anos, que quando vem a uma consulta e lhe são solicitados estudos analíticos não nos peça para incluirmos o PSA.

De facto, a atenção dos doentes e ? porque não? ? dos médicos à próstata tem aumentado ao longo dos últimos anos, proporcionando um diagnóstico cada vez mais precoce de situações muitas vezes graves e que, diagnosticadas a tempo, permitem prognósticos cada vez mais favoráveis.

O estudo da glândula prostática pode fazer-se de várias maneiras, desde o simples toque da mesma através do recto (toque rectal) até à biópsia, passando pela ecografia por via abdominal e trans-rectal e pelo PSA.

O doseamento do PSA é, indubitavelmente, um elemento de grande valor para o estudo das várias patologias da próstata, permitindo, muitas vezes por si só, um diagnóstico diferenciado entre situações benignas e malignas.

Para que possam ter uma ideia mais aprofundada sobre este tema, solicitei a Francisco Pina, especialista interno de urologia dos nossos serviços, que sobre o tema escrevesse um artigo.
Quero, antes de mais, realçar a grande qualidade do mesmo e a disponibilidade demonstrada, esperando que seja um elemento importante, quer formativo quer informativo, para todos os que o lerem.

Luis Aguiar
Director Clínico do SAMS
     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN