Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Caminhada pelos trilhos de Valongo: “Põe-te andar, pela tua saúde...”

Com a participação de cerca de 70 pessoas, entre sócios e familiares, e guiada por Francisco Barros (BST), colaborador para as actividades de ar livre e radicais, teve lugar, no passado dia 26 de Setembro, pelos trilhos das serras de Valongo, a 1ª Caminhada do SBN, subordinada ao lema “Põe-te andar, pela tua saúde…”.

Com uma temperatura elevada para a época, os caminheiros partiram junto ao hospital de Valongo, para esta prova de contacto com a natureza e de exercício físico, passando pelo Fojo das Pombas. Após terem realizado uma subida com alguma dificuldade mas que não esmoreceu o ânimo, os caminheiros iniciaram alegremente a descida em direcção ao rio Ferreira, encetando o regresso a Valongo num trajecto paralelo àquele curso de água e aproveitando a parte já construída para pedestrianismo, que os conduziria ao local de partida.

À chegada, depois de uma incursão de cerca de três horas, cansados mas bem-dispostos, os participantes desafiaram os membros da Direcção presentes (pelouro do Desporto), José António Gonçalves e Francisco Mateus, e Francisco Barros a promoverem mais actividades do género, dado que as mesmas permitem também um bom convívio entre bancários, com a participação de amigos e familiares.

2ª caminhada, pelas margens do Simão e Ferreira
Como corolário do êxito alcançado, o pelouro do Desporto, vai promover, no dia 14 de Novembro, no Corredor Ecológico de Valongo, a segunda caminhada “Põe-te a andar, pela tua saúde….”. O corredor ecológico conduz as pessoas do meio urbano à grande mancha verde, junto das linhas de água importantes na estruturação da paisagem. O percurso liga o Parque da Juventude ao Parque da Cidade, e por fim à Aldeia de Couce, localizada na encosta da serra de Santa Justa, na margem direita do rio Ferreira, com ligação à serra de Pias, na margem esquerda. Possui uma extensão aproximada de 9 750 metros e tem um grau de dificuldade moderado. Andar é um dos exercícios mais simples e natural, passível de ser realizado por todos.

Óptimo para a saúde e anti-depressivo natural contra o “stress” resultante da vida actual em sociedade, não exige investimentos avultados em equipamento e permite um saudável e franco convívio. Possibilita o contacto com a natureza, que é muito diversificada em Portugal, e o conhecimento e a sensibilização do meio ambiente. Ao mesmo tempo, também promove a protecção da natureza, bem como a observação de lugares de interesse histórico e do meio natural.

Para a prática da modalidade são apenas necessários espírito de grupo, boa disposição, uma pequena merenda, água, roupa confortável e calçado adequado e ajustado ao pé – preferencialmente botas. A iniciativa realiza-se com um mínimo de 15 inscrições e o máximo de 75, e o preço, que inclui almoço na Adega Regional Valonguense e seguro de acidentes pessoais, é de 15 euros por pessoa. As inscrições deverão ser efectuadas até 6 de Novembro na Secretaria do SBN (Loja de Atendimento), Rua Conde de Vizela, 81, 4050- -151 Porto, onde poderão ser obtidas mais informações através dos telefones 223398800/809/817 ou do e-mail sag@sbn.pt.

Nota: A organização chama a atenção para a necessidade de que seja utilizado de calçado e roupa confortável, bem como uma pequena merenda e água, para que sejam evitados quaisquer contratempos físicos.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN