Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Breves

Grávida transmitiu cancro ao bebé no útero
Segundo o jornal “Público”, duas questões intrigavam há décadas os especialistas: podia uma mãe transmitir um cancro ao bebé ainda por nascer, através da placenta, como se de um contágio se tratasse? E se assim fosse, como é que as células cancerosas da mãe não eram imediatamente reconhecidas como estranhas pelo sistema imunitário do feto e eliminadas? O trágico caso de uma japonesa de 28 anos veio demonstrar, pela primeira vez, que a transmissão é possível e resolver o enigma. A mulher, aparentemente saudável, tinha dado à luz uma menina, também aparentemente saudável. Porém, a mãe acabaria por morrer um mês e meio após o parto, de uma leucemia aguda. E, passados 11 meses, a menina dava entrada no hospital com um inchaço na bochecha: um linfoma. A criança, hoje com três anos, encontra-se em remissão.

G20 chega a acordo sobre limites dos prémios dos banqueiros
Timothy Geithner, anunciou que os líderes mundiais chegaram a um consenso na reunião das potências do G-20 em Pittsburgh, em relação às linhas-base da proposta de limitação das regalias dos banqueiros, que deverá estar pronta até ao final deste ano. O secretário norte-americano do Tesouro explicou que o acordo vai incluir padrões diferentes em cada país, supervisionados pelo Fundo Monetário Internacional, que reúne os bancos centrais. Até ao momento, a Europa tem pressionado mais do que os Estados Unidos para fixar estes limites.

Confiança e clima económico recuperam
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, os indicadores de confiança dos consumidores e do clima económico mantiveram a trajectória de recuperação em Setembro, com a confiança a subir em todos os sectores, com excepção do da construção e obras públicas.

FMI reduz previsões de perdas financeiras globais
O Fundo Monetário Internacional, liderado por Dominique Strauss-Kahn, anunciou ter aumentado as estimativas de crescimento económico para 2010, graças aos pacotes de estímulo governamentais, pelo que reduziu em 15% as estimativas para as amortizações de empréstimos e de investimentos a nível mundial, mas nota que as maiores perdas podem ainda estão por vir. O FMI espera agora que a economia global aumente 3,1% em 2010, contra a estimativa de 2,5% avançada em Julho, e que a crise resulte na perda de 2,32 biliões de euros, uma vez que os sinais de retoma da economia mundial deverão permitir reduzir o incumprimento de dívidas.

SIDA: Vergonha?
Medo da discriminação?

Segundo um relatório divulgado em Bruxelas pela organização não-governamental Health Consumer Powerhouse (HCP), muitos doentes com sida começam tratamentos demasiado tarde, pelo que as estratégias de prevenção e os cuidados com as pessoas infectadas têm que melhorar. A HCP revela ainda que nos países avaliados o número de pessoas infectadas com o HIV tem aumentado e que é frequente a discriminação das pessoas portadoras, quer no local de trabalho quer na escola.

Baixas médicas dispararam em Setembro
Todos os anos, Setembro traz um forte aumento do número de pessoas que mete baixa médica. Este ano, contudo, segundo os dados do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que processa os subsídios de doença, mostram uma forte subida dos novos pedidos de baixa médica de curta duração, em Setembro, tendo o número de doentes disparado cerca de 60% face ao sucedido no ano passado. O disparar das baixas de curta duração contribuiu para a subida global das novas baixas aprovadas este ano, independentemente da sua duração.

Portugal opera mais cataratas
Segundo António Travassos, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, a propósito do Dia Mundial da Visão, Portugal está a fazer mais 25% de cirurgias às cataratas do que países europeus com características semelhantes. O excesso apontado pela SPO representa um custo de 2,4 milhões de euros.

Aumentos salariais em 2010: patrões querem “aumento” zero
A notícia não é surpresa… As confederações patronais argumentam que salários mais elevados, no actual contexto, fariam aumentar os custos das empresas e o desemprego, pelo que começaram já a avisar que no próximo ano “as actualizações salariais serão mais modestas do que nos anos anteriores”.

Protocolo na saúde: bancários reclamam 60 milhões
Os Serviços de Assistência Médico-Social (SAMS) dos três sindicatos verticais dos bancários, Norte (SBN), Centro (SBC) e Sul e Ilhas (SBSI) reclamam mais de 60 milhões de euros ao Ministério da Saúde, alusivos aos anos de 2007 e 2008, no âmbito do protocolo estabelecido em 1999, já que os 23,7 milhões que receberam em Outubro do ano passado, por parte da Administração Central do Sistema de Saúde, liquidaram apenas os montantes do segundo semestre de 2006.

Em 2010 a economia portuguesa crescerá acima da Zona Euro?
De acordo com as previsões divulgadas pelos institutos alemães, entre os quais o Ifo, Portugal superará a Zona Euro durante dois anos seguidos. A economia portuguesa irá registar uma expansão de 0,8% em 2010, o que a coloca entre os países da Zona Euro com maior crescimento. Surgindo a meio da tabela, Portugal vai crescer menos do que a França (1,1%) e o Chipre (1,5%), mas mais do que a Itália (0,2%) e a Espanha (-0,3%). Para a inflação portuguesa em 2010, os mesmos institutos apontam 0,6%, um regresso a valores positivos.

Investimento em Portugal cai menos que na UE
Nas contas nacionais da União Europeia e segundo dados divulgadas pelo o Eurostat, Portugal foi um dos países em que o investimento teve melhor desempenho no segundo trimestre. A evolução permanece em terreno negativo mas é, ainda assim, o quinto melhor resultado no total das 27 economias analisadas. Para esta evolução contribuíram tanto o investimento público, em que tem havido fortes apostas dos governos, como o privado.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN