Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Sindicalismo, igual a fraternidade e solidariedade

Segundo o dicionário da língua portuguesa, fraternidade é um substantivo feminino, que significa afecto, união, carinho ou parentesco entre irmãos; amor ao próximo; harmonia entre os homens. E segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa fraternidade é laço de parentesco entre irmãos; irmandade; união; afecto de irmão para irmão; amor ao próximo; harmonia entre aqueles que vivem em proximidade ou que lutam pela mesma causa. Mas fraternidade pode também significar solidariedade, espírito de corpo, altruísmo.

A fraternidade pode ainda designarse de comovente – o que quer dizer que pode ser camaradagem, harmonia, união, concórdia –, ou ainda fraternidade evangélica - a caridade. Segundo o mesmo dicionário Houaiss, sindicalismo é um movimento que tem por objecto congregar associações de trabalhadores com o fim de estudar e defender os seus interesses; doutrina que pretende fazer da associação profissional – o sindicato – o fundamento da organização económica e social.

Fraternidade, como “harmonia entre aqueles que vivem em proximidade ou que lutam pela mesma causa” é, pois, o significado que mais se confunde – ou em que se baseia – o sindicalismo, já que aos sindicatos está destinada na sociedade a “obrigação” de promover a solidariedade entre todos os trabalhadores, quer de classe – solidariedade entre os associados –, quer num âmbito mais lato para com os trabalhadores de todo o mundo.

Se ser solidário é compartilhar, é lutar por melhores condições de vida do semelhante, essa é também a génese do sindicalismo, sem o que não existirá uma sociedade em que a fraternidade não seja uma palavra vã. Ser sindicalista é estar permanentemente - independentemente da coloração política ou condição social -, ao serviço da comunidade, lutando por uma sociedade mais justa, mais fraterna, onde não exista qualquer tipo de discriminação, uma sociedade mais livre, em que exista igualdade de oportunidades.

Uma sociedade que não fique indiferente perante a fome que grassa no mundo… Ser sindicalista é ser solidário, é ser fraterno e ser um homem livre de preconceitos … Ser sindicalista não quer dizer que seja um cidadão perfeito mas é necessário ser possuidor de um carácter que possa determinar-lhe um caminho de abnegado serviço em prol dos trabalhadores e dos desfavorecidos da sorte. Assim o impõe a fraternidade, a liberdade e a igualdade…


Firmino Marques

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN