Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
18ª reunião anual da estrutura sindical do Banco de Portugal

Realizou-se de dias 4 a 6 de Novembro o encontro anual da estrutura sindical do Banco de Portugal. O Sindicato dos Bancários do Norte esteve representado pelos pelouros da Actividade Sindical e da Negociação Colectiva. Na sessão de abertura esteve presente o director do Departamento de Recursos Humanos – Pinto Pereira – e no encerramento o Administrador com o pelouro dos Recursos Humanos – Victor Pessoa.

No decurso dos três dias de trabalho foi feita uma análise de toda a problemática relacionada com os SAMS, tendo a intervenção principal estado a cargo do presidente do Conselho de Gerência dos SAMS – Sul e Ilhas, Rui Riso, que fez o ponto da situação sobre os diversos assuntos que afectam o funcionamento destes serviços, tendo no final respondido às questões que lhe foram colocadas.

De seguida entrou-se na discussão da contratação colectiva, em que se analisaram diversas questões relacionadas com o acordo de empresa do Banco de Portugal, tendo sido realçada a importância que este tipo de reuniões tem quer para a estrutura sindical do Banco de Portugal quer para os próprios sindicatos.

Neste ponto da Ordem de Trabalhos os delegados sindicais levaram à discussão várias matérias que, no seu entendimento, deveriam ser incluídas na próxima proposta de revisão do AE a apresentar pelos sindicatos ao Conselho de Administração:
- alteração do enquadramento das carreiras dos empregados do grupo B;
- alterações a introduzir na claúsula 15ª – promoções salariais por mérito;
- proposta de contratualização de diversos subsídios que se encontram regulamentados em normas internas;
- antecipação e integração no AE das dispensas anuais;
- alteração no regime das diuturnidades;
- criação de um prémio para os trabalhadores que atinjam 40 anos de serviço;
- alteração dos valores do Anexo V – tabela das pensões de reforma –, tendo presente as alterações fiscais ultimamente introduzidas sobre esta matéria.

Os sindicatos presentes na reunião – Sindicato dos Bancários do Norte, do Centro e do Sul e Ilhas – recolheram as sugestões apresentadas pelos delegados sindicais presentes e vão agora analisar as mesmas, tendo sido assumido o compromisso de, num futuro breve, se efectuar nova reunião para análise daquelas propostas.

Realce-se a importância de reuniões deste tipo e da discussão efectuada, que permitiu analisar os diversos factores que influenciam ou condicionam o futuro dos trabalhadores em geral, e os do Banco de Portugal em particular, que, não sendo um banco comercial, impõe aos seus trabalhadores graus de exigência elevados, apresentando níveis de desempenho equiparados ou superiores aos melhores do Sistema Europeu de Bancos Centrais, competindo à administração da instituição reconhecer, de forma clara, tal desempenho.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN