Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Banco Central Europeu investe no diálogo social

Decorreu nos passados dias 12 e 13 de Novembro, em Frankfurt, na sede do Banco Central Europeu (BCE), a décima reunião sobre diálogo social. Tendo os sindicatos começado por fazer o ponto de situação relativa a cada banco central. Estiveram presentes representantes de 22 países, assim como dos trabalhadores do BCE.

A reunião contou ainda com representantes da UNI Europa Finance, da EPSU e do SCECBU. Como observadores estiveram dois elementos da UNI-Graphical. Na abertura estiveram presentes o presidente do BCE, Jean Claude Trichet, e o director-geral, Koenraad de Geest, tendo começado por ser guardado um minuto de silêncio em memória da sindicalista Alice Martins, recentemente falecida.

O presidente começou por referir a disponibilidade para se reunir com os representantes sindicais e fez um relato da crise financeira e do papel interveniente do BCE, assim como das perspectivas actuais da economia europeia, referindo que foi o maior desafio que teve de enfrentar desde a criação daquela instituição e que espera que brevemente todos os bancos centrais nacionais (BCN) passem a fazer parte do Euro-sistema. Evocou também o papel cada vez mais relevante que a supervisão deve ter nos bancos centrais e as preocupações com o risco sistémico.

Os representantes sindicais foram ainda informados da conferência de recursos humanos, com referência para a mobilidade da estrutura funcional e dos fluxos de pessoal entre os BCN e o BCE. Foi ainda abordado o processo relativo à emissão da nova série do euro e às novas plataformas informáticas, bem como o papel relevante do BCE junto dos cidadãos.

Os representantes sindicais lembraram da importância do acordo do diálogo social desde a sua criação em 1999, mantendo as duas reuniões anuais, privilegiando o debate contínuo e analisando os reais problemas que afectam os trabalhadores dos bancos centrais. A sessão de encerramento ficou a cargo do presidente do BCE e de Oliver Roethig, em nome dos representantes sindicais. O Banco de Portugal esteve representado por Henrique Rego (SBN) e Teresa Ferreira (SBSI).

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN