Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Avé… José Couto

A Grande Guerra havia terminado no ano anterior. Em Dezembro de 1919 nascia no Porto um rapaz que havia de se tornar num cidadão exemplar: José de Oliveira Couto, de seu nome. Durante cinquenta anos exerceu a sua actividade no ex-Banco Lisboa & Açores, hoje Santander Totta.

Pertenceu aos quadros directivos do Sindicato Nacional dos Bancários do Porto, hoje Sindicato dos Bancários do Norte, na década de cinquenta, num período turbulento em que foi necessário destituir o então presidente que funcionava como autêntico “dono” do sindicato. De conduta irrepreensível e fino trato, haveria de “roubar” o coração de uma espanhola da Galiza, sua companheira de muitos anos, apoiado numa excelente voz de tenor que emprestava às muitas canções que enchiam a sua vida.

Tentou até uma carreira artística, mas os tempos eram difíceis e ficou-se como bancário. Agora chegou o tempo de completar, nesta quadra natalícia, a bonita idade de 90 anos. Amigo e colega José Couto, muita saúde… Cá ficamos à espera do centenário. Valeu? A ver vamos…


Mário Mateus Rocha

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN