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Conselho Geral aprovou Programa de Acção e Orçamento

O Conselho Geral do SBN aprovou por larga maioria, no passado dia 15 de Dezembro, o Programa de Acção e o Orçamento para 2010 apresentados pela Direcção, elegeu os delegados aos congressos fundadores das uniões dos sindicatos da UGT de Aveiro, Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real e aprovou o plano de reestruturação da Quinta de Pais. As eleições proporcionaram uma igualdade de delegados das listas da TSS e dos TSD para Aveiro (sete cada), Bragança, Viana do Castelo e Vila Real (quatro cada), enquanto para Braga a TSS elegeu seis e os TSD cinco.

Bases gerais
No programa de acção da actividade sindical, a Direcção começa por enfatizar que o seu ânimo é elevado, por acreditar que o SBN pode contribuir para o combate às desigualdades sociais impostas aos trabalhadores no presente ambiente de crise económicofinanceira do país: “Regozijamo-nos pelo desempenho sindical verificado nestes curtos meses e pela preocupação demonstrada em reduzir os custos e aumentar os proveitos.” O orçamento espelha, assim, grande atenção na colocação dos variados recursos ao serviço dos associados, sem enjeitar a responsabilidade de prosseguir e aprofundar a tarefa de melhorar as competências e modernizar o sindicato: “De resto, agrada-nos a nossa insistência em protagonizar a aproximação aos bancários, promovendo o incremento da sindicalização bem como a participação e o envolvimento da estrutura sindical.”

Estrutura sindical
A Direcção pretende estreitar uma maior relação de proximidade e recolher informações e sugestões junto dos sócios, dar maior visibilidade a todas as transformações e melhorias a decorrer nos serviços e continuar a estabelecer contactos, parcerias e acções conjuntas com o SBSI e com o SBC nos aspectos fundamentais de âmbito sindical e para a defesa dos direitos contratuais dos bancários. Assim, assume o compromisso de efectuar o acompanhamento da estrutura sindical nas visitas aos locais de trabalho duas vezes por ano, realizar reuniões individualizadas com as estruturas sindicais, efectuar reuniões conjuntas de toda a estrutura sindical na área de cada delegação e realizar reuniões conjuntas com as comissões sindicais de delegação e de empresa.

Órgãos consultivos
A Direcção sublinha que é muito importante cativar os jovens e os quadros, assim como as mulheres, a trabalhar na banca já em número superior aos homens. Sem esquecer a actividade sindical e a contratação, terá em atenção outras actividades necessárias aos associados e respectivas famílias.

Tempos livres e lazer
A melhoria da qualidade dos destinos de férias, incluindo as “grandes viagens”, resultante do redimensionamento contratual com os diversos agentes, redundou num sucesso que a Direcção continuará a garantir. De resto, a experiência adquirida com a implantação de serviços de uma agência de viagens nas instalações do SBN tem permitido prestar um melhor serviço aos associados. Serão asseguradas as tradicionais festas de Natal, especialmente destinadas aos filhos dos associados, que continuarão a ter a colaboração das comissões sindicais de delegação. Os núcleos de fotografia e de pintura continuarão também a merecer o apoio da Direcção e a aposta nas actividades das danças de salão concitou enraizamento junto dos associados, pelo que continuarão a ser desenvolvidas.

Negociação colectiva e contencioso
O pelouro da negociação colectiva, além das questões referentes à negociação das tabelas salariais, terá com principais objectivos a adaptação das diversas convenções, de que o SBN é subscritor, às alterações introduzidas pela entrada em vigor do Código de Trabalho, a negociação conducente à integração, nas referidas convenções, das alterações introduzidas pela entrada em vigor do decretolei que define o novo sistema de protecção social na parentalidade, a continuação da discussão, em sede de negociação, das questões relacionadas com os anexos respeitantes aos trabalhadores na situação de reforma e pensionistas, que viram as remunerações diminuídas pelo agravamento das taxas de IRS, e o início das negociações com o IFAP, conducentes à elaboração de um acordo de empresa. A nível dos serviços de Contencioso, a Direcção continuará a dotálos de mais e melhores meios: “Alterações recentes permitiram já significativas melhorias de atendimento e de resposta, melhorias essas que vão ser estabilizadas, ao mesmo tempo que serão introduzidas novas áreas de atendimento sobre outras matérias, que serão igualmente do interesse dos associados.” Ainda em 2010 e a funcionar na área daqueles serviços, será criado o Gabinete de Apoio Técnico, Estudo e Arquivo, que prestará apoio na contratação, no contencioso e no SAMS.

Desporto
O SBN, através do respectivo pelouro, vai continuar a apostar nas modalidades já existentes, com a realização dos respectivos campeonatos e torneios regionais e, consequentemente, participando nas finais nacionais, em conjunto com os outros dois sindicatos verticais do sector. Tendo como objectivo a captação e o regresso de novos sócios, o pelouro vai promover a adopção de novas modalidades na área da competição, com a realização de campeonatos e de torneios regionais interbancários – damas clássicas, jogo das setas, paintball, tiro com arco e precisão, ténis de mesa –, bem como outras – caminhadas, orientação, sábados radicais, mototurismo – que possibilitem, entre os sócios e respectivos agregados familiares convívio, lazer e actividade física. O pelouro vai também alargar e desenvolver ainda mais uma política de protocolos desportivos com várias entidades e nas mais diversas modalidades, que permitam o acesso à aprendizagem e à formação a preços mais acessíveis. O pelouro vai ainda promover, durante o corrente mês de Janeiro, uma cerimónia de entrega de prémios respeitantes aos campeonatos e aos torneios regionais interbancários realizados no ano passado.

Formação sindical e profissional
Serão levadas a efeito algumas acções de formação destinadas a bancários na situação de reforma e a familiares dos associados, em horário normal. Por outro lado, foi apresentada uma candidatura ao financiamento à formação modular certificada dos seguintes cursos a ministrar em horário pós-laboral, destinados a bancários no activo: fiscalidade, contabilidade bancária, operações internacionais, atendimento de clientes e vendas, processamento de texto e folha de cálculo.

Informática
O SBN continuará a desenvolver e a melhorar o desempenho e a actividade deste sector, âncora essencial da acção informativa e dos serviços. Este esforço continuará a abranger toda a área do sindicato, designadamente as delegações.

Informação
Quer na difusão informativa de conteúdos referentes à negociação e à defesa dos trabalhadores bancários, quer em funções complementares de recreio e lazer, o SBN continuará a recriar e a incrementar medidas profundas, inovadoras e de grande significado nesta área, fortalecendo o contacto com os associados.

Recursos humanos
Atendendo à diversidade da tipologia de contratos celebrados com os colaboradores do SBN, e no sentido de acordar um instrumento regulamentador das relações de trabalho, serão iniciadas as negociações de um acordo de empresa.

Património
Será arrendado o espaço existente no rés-do-chão das instalações da delegação de S. João da Madeira, será finalizado o processo de cedência à exploração da Quinta de Pais, a delegação de Mirandela será transferida para um novo espaço e a Direcção está a providenciar um estudo técnico para a eventual construção de um edifício unificador dos serviços centrais do SBN/SAMS, solução que será enquadrada com as possibilidades ponderadas para os edifícios de Cândido dos Reis.

Relações externas
A Direcção continuará a desenvolver os meios necessários para a manutenção do nível de relações com todas as entidades congéneres nacionais e internacionais, nomeadamente com os sindicatos dos bancários dos países de expressão portuguesa. O SBN continuará a participar nas reuniões das organizações em que está filiado, embora seleccionando as de interesse para o sector. Relativamente à Febase, a Direcção não poupará esforços para que aquela organização desenvolva, no mais curto espaço de tempo, os objectivos para que foi criada.

Outras acções
O arquivo histórico do SBN será concluído no decurso deste ano e serão desencadeadas as condições para a revisão estatutária.

Regime Geral
O orçamento do Regime Geral prevê um saldo positivo, não obstante o seguinte conjunto de situações convergentes: progressiva depreciação do valor real das contribuições recebidas, crescimento da taxa de inflação específica na área da saúde muito superior à da inflação geral, níveis de actualização da tabela salarial, aumento do peso relativo dos reformados e pensionistas, envelhecimento da população beneficiária do SAMS com impacto muito significativo nas despesas de saúde, emergência nos últimos anos de novas do enças que requerem novos e dispendiosos meios, e evolução das condições de diagnóstico e terapêutica que exigem o aumento dos custos. A conjugação destes factores tende a provocar um acelerado crescimento de custos, obrigando a medidas adequadas de controlo e de contenção das despesas correntes e de pessoal. É neste contexto, aliado aos efeitos da crise que varre o mundo e abala o sector financeiro, que foi elaborado o orçamento que, pese embora os constrangimentos apontados, é de expansão e de crescimento, significando o alargamento e a melhoria das condições e dos benefícios a conceder aos beneficiários.

Fundo Sindical de Assistência
Será mantido o actual nível de concessão dos benefícios regulamentares, bem como a partilha instituída da despesa incorrida no Regime Geral.

Quinta de Pais
Sendo quase intransponíveis os obstáculos que impedem de reduzir os custos de financiamento e de concretizar resultados de outra natureza, será concluído o processo de cedência à exploração do espaço destinado ao centro de férias, salvaguardando em absoluto os interesses do sindicato.

Loja de Óptica
A valorização da qualidade dos serviços das lojas da NovÓpticaSBN continuará a ser um objectivo a atingir, utilizando sobretudo as principais vertentes que as sustentam – o quadro de pessoal, os preços sociais, os fornecedores, a proximidade dos serviços clínicos e o equipamento técnico. Será concluída a implementação do equipamento informático de gestão de atendimento, para que a habitual aglomeração de clientes no espaço confinado à loja seja atenuada. Também se encontra em estudo a possibilidade de colocação de um móvel expositor – semelhante ao existente em Bragança – noutros postos clínicos do SAMS.

 

     
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