Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Gravidez na adolescência

Quais as causas:

1 – Falta de informações sobre métodos anticoncepcionais e preservativos, principalmente em classes de baixo rendimento económico, onde a escolaridade é também muito baixa. ~

2 – O desejo dos adolescentes de não assumirem diante dos seus pais uma vida sexual activa faz com que as raparigas não usem nenhum tipo de contraceptivo ou usem algum método ineficaz.

3 – O uso de drogas e bebidas alcoólicas afecta os efeitos dos contraceptivos, o que faz com que as raparigas engravidem mesmo usando algum tipo de anticoncepcional.

4 – O desejo da adolescente de auto-afirmar-se como adulta e de querer viver ao lado da pessoa amada, pode levar a uma gravidez “Inesperada”.

5 – A crença de que uma gravidez nunca poderá acontecer com eles, faz com que não se previnam.

A gravidez na adolescência é um grave problema social que só será resolvido quando os adolescentes entenderem a importância da prevenção e do sexo seguro, vendo-o como uma atitude responsável que deve ser assumida com muita segurança e respeito. A função de pais e educadores é fazer com que o jovem assimile esse mundo de informações que estão ao seu alcance e que lhe são lembradas diariamente e não apenas acreditar que eles já tudo sabem.

GRAM - Grupo de Acção de Mulheres do SBN

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN