Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
AMI, Haiti, sindicatos e solidariedade

A Assistência Médica Internacional (AMI) continua a desenvolver a “Campanha de Emergência Haiti”, para o que pede a colaboração de todos. Embora este assunto não se afigure, numa primeira apreciação, de carácter sindical, a verdade é que ele se prende com os grandes princípios e com os superiores valores que norteiam a prática do sindicalismo, sublimados na fraternidade e na solidariedade.

Como tal, a “Nortada” não pode ficar indiferente àquele apelo, para mais que ele parte de uma das mais prestigiadas organizações internacionais não governamentais com intervenção directa em áreas de catástrofe. Assim, numa altura em que todo o tipo de instituições – governamentais e particulares – de todo o mundo, bem como os mais diversos cidadãos – desde os mais mediáticos aos muitos milhões de anónimos – através do planeta, se dão mãos para colaborar na ajuda ao povo mártir do Haiti, afectado pela maior catástrofe natural de que há memória, não queremos deixar de nos associar às inúmeras “câmaras de eco” que ajudam a tornar mais forte o grito de pedido de apoio. E, sim, falam as notícias e falamos nós de trabalhadores, porque deles também se trata.

As estatísticas – ou melhor, a falta delas – jamais poderão dar a conhecer ao mundo o número exacto de trabalhadores que pereceu sob as ruínas do terramoto ou vítimas das posteriores sequelas do mesmo. A eles se junta – é uma verdade insofismável mas a que não podemos ficar alheios – o incontável “exército” de crianças, mulheres e idosos que foram surpreendidos pela morte quando tentavam sobreviver num país já de si extremamente subdesenvolvido.

Juntamo-nos, pois, a esta verdadeira “cadeia de união” universal, aqui deixando ficar os contactos da organização que lançou o apelo: Fundação AMI (Assistência Médica Internacional), Rua José do Patrocínio, 49, 1959-003, Lisboa, telefone 218362100, fax 218362199, e-mail fundacao.ami@ami.org.pt, sítio na internet www.ami.org.pt e blogue http://ami.blogs.sapo.pt.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN