Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
CES: Prevenir o regresso das práticas financeiras de risco

A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) esteve particularmente activa no Fórum Económico Mundial que se realizou em Davos de 27 a 31 de Janeiro, alertando contra o regresso das práticas financeiras de risco e reclamando um sistema financeiro que apoie a economia, ao contrário de um sistema cuja única finalidade seja o lucro baseado em actividades virtuais que mais não servem senão para desestabilizar e economia real.

Enquanto a tónica do fórum se dirigiu para um crescimento mundial de 4%, a CES alertou para a amnésia que parece instalar-se no mundo das finanças, em que os lucros ameaçam um regresso às velhas práticas: desenvolvimento de produtos financeiros de alto risco com bónus recorde. Dirigindo-se aos líderes do mundo dos negócios, a CES declarou: “A questão está em saber-se como poderão inverter a tendência de três decénios de cultura de lucros a curto prazo. Já fizeram acções concretas para modificar essa cultura?

Aceitam agora dirigir-se para um modelo socialmente responsável e reconhecer a dimensão do desastre de que foram a causa? Os sindicatos europeus esperam agora que os bancos reconheçam que têm uma enorme dívida, que deve ser reparada por uma modificação do modelo existente e não somente pelo reembolso dos créditos financeiros que receberam.

Estamos agora alerta contra os banqueiros da Wall Street que actualmente pressionam as mais recentes medidas de regulamentação das actividades bancárias decididas pelo Presidente Obama e por alguns governos europeus. Esta é uma guerra que os governos não poderão dar-se ao luxo de perder.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN