Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Montaria ao javali: convívio inesquecível

Realizou-se no passado dia 20 de Fevereiro na zona de Murçós, em Macedo de Cavaleiros, na mancha da Ribeira do Luzio, uma montaria ao javali organizada pela Associativa de Caça e Pesca do Outão, em parceria com o pelouro do Desporto do SBN, dirigida a associados do sindicato, caçadores acompanhantes e sócios da associativa.

A jornada começou com a validação das inscrições e consequente atribuição das portas, tendo estado presentes 133 monteiros – nome que se atribui aos caçadores de javalis. Às 11 horas foi servido o mata-bicho (presunto, pão, chouriça e alheira assadas na brasa, nozes, figos, vinho, sopa quente…) e, com condições meteorológicas propícias para a prática daquela modalidade de caça grossa, foi às 12h30 lançado o morteiro que deu início à montaria, dirigindo-se os caçadores e as seis matilhas para a enorme mancha da Ribeira do Luzio.

A caçada prolongou-se até às 16h30, tendo sido abatidos doze javalis, após o que, ainda antes do almoço, no Largo do Cimo da Igreja, se procedeu ao leilão de dez dos doze javalis abatidos, tendo alguns dos exemplares sido arrebatados por associados do SBN. Às 18h30 iniciou-se o “almoço”, composto de javali estufado e vitela assada, tudo regado com vinho da região.

O convívio terminou às 20h30. Em representação do SBN estiveram José António Gonçalves (coordenador do pelouro do Desporto) e o coordenador da Comissão Sindical de Delegação de Mirandela, Luís Baptista.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN