Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Breves

970 alertas de branqueamento de capitais em 2009
Segundo o “Jornal de Negócios”, “o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) registou, no ano passado, 970 participações de suspeitas de crimes de branqueamento de capitais, um aumento face às cerca de nove centenas do ano anterior, em linha com a evolução da criminalidade económicofinanceira nos últimos tempos. Ainda segundo o mesmo diário, “apesar da subida, verificou-se uma redução do número de participações que, no final, revelaram ter consistência suficiente para dar origem a processos de investigação….” e “das 970 comunicações que chegaram às autoridades criminais, apenas 51 deram lugar à abertura de inquéritos e estão neste momento a ser investigadas.”

Banco Barclays mais do que duplicou lucro
O banco Barclays, instituição financeira britânica, anunciou que, impulsionado pela unidade de banca de investimento Barclays Capital e pela venda da divisão de gestão de fundos Barclays Global Investors, mais do que duplicou o resultado líquido no exercício fiscal de 2009, tendo atingido os 10,8 mil milhões de euros. Segurança Social reforçada com 50 inspectores A ministra do Trabalho, Helena André, anunciou durante a audição da comissão parlamentar de Trabalho e Assuntos Sociais para debater, na especialidade, a proposta de Orçamento do Estado para 2010 –, a próxima abertura de um concurso interno para admissão 50 novos inspectores para a Segurança Social.

Economia contrai 2,7%
Segundo a estimativa das contas nacionais publicadas pelo INE, o PIB português contraiu-se 2,7%, em 2009, ultrapassando assim a estimativa governamental que se cifrava em 2,6%.

Bancos lucraram quatro milhões de euros por dia
Segundo o “Jornal de Notícias, a banca portuguesa lucrou em 2009 quatro milhões de euros por dia…, tendo-se cifrado nos 1,4 mil milhões de euros os resultados líquidos, dos quatro maiores bancos privados a operar no mercado naquele período o que representa um aumento de, mais de 14% que em 2008. “Numa altura em que o país atravessa uma situação económico-financeira pouco favorável, marcada, sobretudo, pelo aumento do desemprego e por um crescimento anémico da economia, o sector bancário continua a atingir lucros acima das estimativas do mercado. Nos dois anos de crise mundial, os quatro maiores bancos privados a operar em Portugal acumularam lucros de 2,7 mil milhões de euros”.

Governo congela salários da função pública
Os funcionários públicos não vão poder contar com ganhos reais do poder de compra até 2013. A medida, que vai fazer parte do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que o Governo apresentará brevemente a Bruxelas, é vista pelas agências de “rating” como essencial para evitar uma revisão em baixa do risco atribuído à dívida pública portuguesa.

Baixas por doença: mais de um terço ultrapassa os 30 dias
Segundo dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho ao Diário Económico, mais de 34% das baixas por doença registadas no ano passado ultrapassaram um mês de duração. Do total das 726.576 situações verificadas, mais de 249 mil duraram mais de 30 dias.

Desemprego…
Segundo um relatório da OCDE, a taxa de desemprego nacional subiu até 10,3% no último trimestre de 2009, sofrendo um agravamento face aos 9,9% registados nos três meses anteriores. Portugal tem assim a quinta taxa de desemprego mais alta da OCDE, sendo apenas ultrapassado pela Espanha (19,4%), Eslováquia (13,5%), Irlanda (13%) e Hungria (10,8%).

… e emprego
Dominique Strauss-Kahn, director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), considera que os governos têm de se concentrar em reduzir o desemprego, que aumentou fortemente com a crise económica. “Não podemos afirmar que a crise terminou, quando o desemprego ainda está aí”, adiantou, tendo reafirmado que “esse deve ser agora o assunto principal”.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN