Home»Detalhe de Notícias
 
GRAM - Terminal de Cruzeiros Porto de Leixões - visita guiada

O GRAM – Grupo de Ação de Mulheres do SBN, com o apoio e colaboração da Direção, vai promover, no próximo dia 2 de dezembro do corrente ano, sábado, uma visita guiada, com a duração de cerca de 60 m, ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, destinada a todos os sócios do SBN e familiares, com o seguinte.

PROGRAMA

08H45 - Partida dos autocarros junto do Café Capitólio, à Câmara Municipal do Porto.
09H30:
- Visita guiada ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões;
- Regresso ao Porto (hora a designar)

Preço por pessoa, (inclui transporte (**) e visita):
- Sócios/Cônjuge/Filhos (*): 5,00 €
- Acompanhantes: 7,50 €

(*) Entende-se por agregado familiar, única e exclusivamente, os familiares do sócio, devidamente registados nos SAMS.
(**) Só haverá lugar a transporte em autocarro, se existirem, no mínimo 35 inscrições que optem por este meio de transporte.

Esta iniciativa realiza-se com um mínimo de 35 e um máximo de 50 pessoas e as inscrições deverão ser efetuadas na Loja de Atendimento do S.B.N. (Rua Fábrica, nº 81, 4050 – 151 Porto) até 24 de novembro de 2017. Se  o número de inscrições ultrapassarem o previsto e se existirem no mínimo 35 em lista de espera, o SBN repetirá, em data a anunciar esta iniciativa.

Para mais informações contatar a Loja de Atendimento do SBN, através dos telefs. 223398817/09/05.

Nota: Só se aceitam desistências, com garantia de reembolso, até ao dia 27 de novembro, inclusive.



Para mais informação, consulte a circular em anexo:
- Circular 78 (Formato PDF)



TERMINAL DE CRUZEIROS

O novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é um dos grandes projetos promovidos pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões e que resulta de uma dinâmica de cooperação territorial, interligando dois principais objetivos: por um lado o de melhorar a eficácia comercial do porto, associada à atividade dos cruzeiros e, por outro lado, o de integração urbana, associado ao incremento da sociabilidade com a população envolvente.

O novo Terminal de Cruzeiros é o maior projeto de sempre de abertura do porto à cidade, fazendo do Porto de Leixões uma importante porta de entrada na região e impulsionando definitivamente o crescimento do número de navios de cruzeiro e de passageiros em Leixões, assumindo-se cada vez mais como um porto de cruzeiros.
O novo cais com 340m de comprimento foi inaugurado em Abril de 2011, permitindo a escala em Leixões dos maiores navios de cruzeiro, acolhendo agora a maior parte dos navios de cruzeiro da atual frota mundial.
O novo Terminal localiza-se no Molhe Sul do Porto de Leixões, a apenas 3 Km da cidade do Porto e contempla:
- ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS, situada no edifício central do complexo, com diversas valências para navios em escala, ou que efetuem embarque/desembarque de passageiros. Sem limite de capacidade para passageiros em trânsito e com capacidade para 2.500 passageiros em turnaround (embarque e desembarque);
- CAIS FLUVIO-MARÍTIMO para acostagem de embarcações que proporcionem itinerários turísticos no rio Douro;
- PORTO DE RECREIO NÁUTICO para 170 embarcações e respetivos serviços mínimos de apoio às embarcações, espaços de conveniência e funções de apoio aos tripulantes e navegantes;
- ESTACIONAMENTO PARA AUTOCARROS ao longo do molhe e estacionamento interior.

O novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões alberga ainda Parque de Ciência e Tecnologias do Mar da Universidade do Porto e várias unidades de investigação com vocação marítima (da Biologia à Robótica), servindo especialmente de pólo de incubação de novas empresas que irão tirar proveito económico das inovações desenvolvidas na Universidade.

Para além disso, este novo edifício é também sede do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto, uma das mais relevantes unidades de investigação nacionais na área das Ciências Marinhas, integrado num dos únicos 25 Laboratórios Associados ao Estado do país. Para além do CIIMAR, outras unidades de investigação da Universidade do Porto com projetos ligados ao Mar, desenvolvem aqui o seu trabalho, nomeadamente projetos de desenvolvimento de tecnologias subaquáticas (como veículos submarinos autónomos) em espaços próprios para a realização de testes e experiências em ambiente marítimo.


     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN