FEDERAÇÃO NACIONAL DO SECTOR FINANCEIRO
A Federação do Sector Financeiro (vulgarmente designada de FEBASE), é uma associação de sindicatos filiados na UGT que representam trabalhadores do sector financeiro e, embora tendo a sua Sede em Lisboa, exerce a sua actividade em todo o território nacional.
São Sindicatos fundadores desta federação, o Sindicato dos Bancários do Norte – SBN, o Sindicato dos Bancários do Centro – SBC, o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas – SBSI, o Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal – SISEP e o Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Seguradora – STAS.
A FEBASE foi formalmente constituída a 06 de Dezembro de 2007, e orienta-se pelos princípios do sindicalismo democrático, consubstanciados na liberdade, unidade e democracia, bem como os da solidariedade entre todos os trabalhadores e da defesa do regime democrático, desenvolvendo a sua actividade com total independência em relação ao Estado, empresas, confissões religiosas, partidos e outras associações políticas.
Os Bancários do Norte decidiram fazer parte desta organização, a 08 de Novembro de 2007, na Assembleia Extraordinária Referendária realizada para o efeito.
Objectivos da Federação
Competências da Federação
Estatutos da FEBASE
Representantes do SBN no Secretariado da FEBASE
Delegados do Conselho Geral da FEBASE
Constituem objectivos da Federação:
a) Promover, organizar e apoiar acções conducentes à satisfação das justas reivindicações dos trabalhadores;
b) Alicerçar a solidariedade e a unidade entre todos os trabalhadores, desenvolvendo a sua consciência sindical;
c) Promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego, à formação profissional, à participação no movimento sindical e ao desenvolvimento progressivo de uma carreira profissional adequada, incentivando a introdução de mecanismos inovadores com vista à articulação entre a vida profissional e a vida familiar, bem como a dinamização destes ideais junto de organizações nacionais e internacionais em que esteja filiada.
[topo]
São competências da Federação, nomeadamente:
a) Negociar, celebrar e outorgar, por delegação dos Sindicatos seus filiados, instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho, para a melhoria das condições retributivas, sócio-profissionais e, em geral, sobre todas as matérias relativas aos direitos e interesses dos trabalhadores que os Sindicatos seus filiados representam;
b) Criar um Instituto de Estudos Sindicais e Sociais;
c) Promover a edição de publicações para divulgação dos objectivos e acções da Federação;
d) Filiar-se ou cooperar com associações e organizações sindicais nacionais ou estrangeiras, cujos fins sejam compatíveis com os seus Estatutos;
e) Representar os Sindicatos seus membros, por sua delegação, nas organizações internacionais em que estes estejam filiados;
f) Participar na elaboração da legislação do trabalho;
g) Participar, nos termos da Lei, ou por delegação dos Sindicatos seus filiados, nas actividades de instituições ou organismos, cuja constituição confira direito à participação de associações sindicais;
h) Emitir pareceres sobre assuntos respeitantes aos interesses dos Sindicatos seus filiados, por iniciativa própria ou a solicitação de outras organizações ou de organismos oficiais, após audição dos mesmos;
i) Prestar assistência sindical e jurídica aos Sindicatos seus filiados, bem como assistência judiciária sob prévia deliberação do Secretariado;
j) Promover, em articulação com os Sindicatos filiados, a realização de actividades de ocupação dos tempos livres, desportivas, culturais ou outras, a nível nacional.
[topo]
Representantes do SBN no Secretariado da FEBASE
- Mário Joaquim Silva Mourão
- Domingos Ferreira Teixeira Guimarães
- Clara Maria Assunção Quental Silva
- Gabriel Mendes Costa
- Alberto Simão Campos Mota
- Paulo Duarte Silva Coutinho (suplente)
[topo]
Delegados do Conselho Geral da FEBASE
TSS – Tendência Sindical Socialista
7986 |
António Saraiva Sá Coutinho |
7211 |
Serafim Correia Silva |
8490 |
Vitorino António Ribeiro |
29315 |
Susana Mónica Silva Nogueira |
22467 |
Francisco Henrique Morais Rego |
9547 |
Alberto Alves Ferreira Marques |
TSD – Trabalhador Social Democrata
17834 |
Carlos Filipe Nobre |
16861 |
José Manuel Alves Guerra Fonseca |
26936 |
Fernando José Ribeiro Batista Lucas |
31598 |
Nelson Manuel Ferreira Alves |
21752 |
Álvaro Manuel Almeida Ricardo |
TIDC – Tendência Independente Democrata Cristã
11503 |
Francisco Maria Silva Mateus |
28228 |
Luís Alberto Alves Teixeira |
TBP - Tendência Bancários de Portugal
26318 |
Luís Filipe Martins Arezes |
29338 |
José Carlos Lopes Paulino |
[topo]