No dia 4 de junho, na aldeia comunitária de Ermida, no Gerês, decorreu um workshop sobre a broa de milho. Foi uma proposta de, para uns, o regresso ao passado e, para outros, a oportunidade de conhecerem os métodos tradicionais de fabrico de um produto que diariamente podem adquirir nas padarias.
Consistiu numa experiência diferente – fazer broa de forma artesanal – em que, após uma explicação, os participantes “meteram a mão na massa” e trataram de fazer as broas que, após a cozedura, levaram com eles.
Do programa, que começa com a partida do autocarro junto ao metro do estádio do Dragão, no Porto, para quem necessitou de transporte, constaram para além do fabrico da broa, jogos tradicionais e uma caminhada pela aldeia. A concentração e o respetivo briefing tiveram lugar na Ermida, dividindo- -se os participantes em três grupos, que realizaram, rotativamente, todas as atividades. Finalmente foi servido um almoço, seguido de tarde livre para relaxamento na esplanada e, para os mais afoitos, na piscina.