Montepio aborda trabalhadores para alterar acordos de cedência

 

O Banco está a contactar os trabalhadores cedidos ao Montepio Serviços, ACE, para alterar os acordos de cedência ocasional, sem lhes dar qualquer explicação.

Em junho de 2023 o Banco procedeu à criação da Montepio Serviços, ACE e, através de acordos de cedência ocasional, envolvendo os representantes dos trabalhadores no processo, procedeu à cedência de trabalhadores de uma instituição para outra.

Durante o mês de fevereiro de 2025, os Sindicatos da UGT foram confrontados com o envio de cartas do Banco a estes trabalhadores exigindo-lhes que procedessem à assinatura de um novo acordo de cedência, unilateralmente alterado pelo Montepio e sem que lhes seja dada qualquer explicação. Estas alterações incidem, essencialmente, sobre as cláusulas relativas a remunerações, regalias e outros benefícios.

Face a esta situação, os Sindicatos solicitaram imediatamente ao Montepio Geral (MG) uma reunião para obter os pertinentes esclarecimentos e exigem que até à sua realização o Banco não pressione ninguém a assinar as alterações aos acordos existentes. Por outro lado, instam os trabalhadores a não assinarem nada sem estarem totalmente informados sobre o alcance dessas alterações.

É ilegal qualquer forma de pressão ou exigência, por parte do Banco, para convencer um trabalhador a alterar o seu contrato de trabalho, pelo que, até que o Montepio se mostre disponível para fornecer aos Sindicatos e aos trabalhadores as cabais e necessárias explicações sobre o alcance destas alterações, MAIS, SBN e SBC recomendam a todos os trabalhadores que não assinem nada sem estarem devidamente esclarecidos e que denunciem todas as situações abusivas e ilegítimas com que se deparem no decorrer deste processo.

A reunião já foi solicitada e aguarda-se com a máxima brevidade que seja aceite o pedido e designada data para a sua realização.

Até lá devem os trabalhadores aguardar por novos desenvolvimentos e recorrerem aos serviços jurídicos dos Sindicatos sempre que necessário.

As Direções

06/03/25

 

Consulte aqui o COMUNICADO