Abanca garante aos Sindicatos da UGT melhorar procedimentos laborais
MAIS, SBN e SBC reportaram ao banco as dificuldades sentidas pelos trabalhadores no contexto do processo de integração em curso.
Os três Sindicatos dos Bancários da UGT reuniram-se com a administração do Abanca esta terça-feira, 20 de janeiro, para pedir soluções para os problemas que afetam os trabalhadores.
No decorrer da reunião, realizada a pedido dos Sindicatos, foram transmitidas ao banco várias situações que atestam as dificuldades sentidas pelos trabalhadores no contexto do processo de integração.
Com base nas denúncias chegadas a estes Sindicatos, foram identificados vários constrangimentos associados à adaptação à nova organização, nomeadamente no que respeita a alterações de procedimentos, reorganização de equipas, mudanças nas formas de trabalho, insuficiência de apoio humano (vulgo linhas de apoio comercial) e ferramentas operacionais práticas e intuitivas.
Os Sindicatos manifestaram também a preocupação quanto à indefinição de funções, responsabilidades e enquadramento futuro, que se refletem na estabilidade dos postos de trabalho. E sublinharam a necessidade do reforço da formação e de acompanhamento aos trabalhadores.
Medidas
Os casos apresentados resultam de situações vividas no dia a dia por trabalhadores quer das áreas comerciais quer dos serviços centrais.
O Abanca registou os problemas, tendo demonstrado a intenção de melhorar procedimentos e implementar medidas que melhorem as situações reportadas.
MAIS, SBN e SBC frisaram a necessidade de que sejam salvaguardados os direitos, o bem-estar e a dignidade dos trabalhadores durante todo o processo de integração.
As Direções
21/01/26
Consulte aqui o COMUNICADO


