Atualização dos salários e das pensões para 2026
União deu resultado: conquistámos os 3% !
O processo negocial com a APB e as CCAM para a atualização salarial para 2026 chegou ao fim, após semanas de negociações exigentes e de posições difíceis de aproximar.
Foi alcançado um acordo de atualização de 3% das tabelas salariais, das pensões de reforma e das restantes cláusulas de expressão pecuniária abrangidas pelo acordo.
Este resultado encerra um processo negocial particularmente exigente, no qual a defesa dos interesses dos bancários esteve sempre no centro da nossa atuação.
Agradecemos a disponibilidade dos bancários e dos reformados para se juntarem a nós nas manifestações e na greve. Sem essa manifestação de disponibilidade, que se evidenciou em largos números nas redes sociais dos vários sindicatos, em mensagens privadas que nos fizeram chegar e nos seus locais de trabalho, nada disto teria sido possível.
A firmeza sindical e a união dos bancários deram resultados, por isso, ficam sem efeito as manifestações e a greve nacional previstas para 30 de novembro de 2026. Todavia, permanecem na agenda apenas as iniciativas reivindicativas relativas às instituições que não estão abrangidas por estes entendimentos.
A conclusão deste processo não altera o nosso compromisso de continuar a lutar pela melhoria das condições salariais e de vida dos bancários, no ativo e reformados. A defesa de pensões dignas continua a ser uma prioridade, tal como a valorização do trabalho e dos salários. Continuaremos a acompanhar as matérias que permanecem por resolver e a intervir na defesa dos direitos e interesses dos bancários e dos reformados.
As Direções,
SBN – Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal
Mais – Sindicato do Setor Financeiro
SNQTB – Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários
SBC – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Banca, Seguros e Tecnologias
27 de outubro de 2026
Leia aqui o COMUNICADO
