Tabela Única
Reunião das Estruturas Sindicais sobre a Tabela Única para Ativos e Reformados Bancários
As Direções do SBN, SBC e Mais Sindicato reuniram, no dia 10 de julho, em Coimbra, com as respetivas Estruturas Sindicais de Reformados com o objetivo de analisar e debater a situação atual relativa à reivindicação de uma Tabela Única para ativos e reformados bancários.
A reunião, marcada por uma ampla participação e elevado sentido de responsabilidade, permitiu uma reflexão aprofundada sobre esta matéria, considerada de grande relevância e urgência. Foi unanimemente reconhecida a legitimidade da reivindicação dos reformados da banca, atualmente sujeitos à aplicação de tabelas com valores diferenciados, situação que se revela desadequada face à evolução dos regimes fiscais e contributivos.
Neste sentido, foi decidido que a proposta de criação de uma Tabela Única para os bancários (no ativo e reformados) será assumida como prioritária na proposta de revisão salarial a apresentar pelas estruturas sindicais às instituições de crédito no âmbito do processo negocial para o ano de 2026.
Foi igualmente constituído um grupo de trabalho conjunto, com a participação das estruturas sindicais subscritoras, que terá como missão analisar de forma integrada as problemáticas que afetam os reformados do setor bancário e definir uma estratégia de intervenção sindical coordenada.
Importa ainda sublinhar que esta iniciativa conta com os firmes apoio e envolvimento da UGT, reconhecendo a importância deste processo no quadro da justiça social e da coesão entre gerações no setor financeiro.
O SBN, SBC e Mais Sindicato reiteram o seu compromisso na defesa intransigente dos direitos dos reformados da banca, valorizando o percurso e contributo de quem construiu, com dedicação e profissionalismo, para o setor bancário em Portugal.
17.07.2025
As Direções
Leia aqui o COMUNICADO