Novo Banco
Cancelamento de cartões de crédito no NB: decisão sobre diferendo cabe aos trabalhadores.
O Novo Banco (NB) está a apresentar propostas pecuniárias para resolver com os trabalhadores envolvidos o diferendo sobre o cancelamento de cartões de crédito oferecidos como complemento salarial. Os Sindicatos da UGT reafirmam que a decisão de aceitar ou não o acordo depende apenas, e só, do próprio.
O diferendo entre um grupo de trabalhadores e o Banco sobre o cancelamento unilateral dos cartões de crédito atribuídos como complemento salarial – que em muitos dos casos consta mesmo do contrato individual de trabalho – prolonga-se desde 2012/13.
Agora, o Novo Banco pretende encerrar todos os casos em aberto, propondo aos trabalhadores uma compensação correspondente a 50% da verba em questão e exigindo, em contrapartida, o expirar de qualquer responsabilidade futura.
MAIS, SBN e SBC reiteram que a decisão de aceitar uma proposta ou recorrer judicialmente cabe sempre, e só, ao trabalhador, que deve ponderar qual a solução que melhor lhe convém; e, por outro lado, o papel dos Sindicatos é representarem a vontade do sócio.
Assim sendo, estes Sindicatos reafirmam a sua disponibilidade para apoiar os seus sócios, esclarecendo as suas dúvidas, e, para tal, colocam os respetivos serviços jurídicos ao dispor.
As Direções
26/09/25
Consulte aqui o COMUNICADO