COVID - 19

Comunicado aos trabalhadores

O Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) tem feito um acompanhamento diário de todas as matérias que possam conflituar com os Direitos, Liberdades e Garantias dos Bancários, bem como de questões que tenham impacto direto ou indireto na relação laboral dos trabalhadores bancários com os Bancos.

Com efeito, o SBN tem dado a resposta imediata que a urgência do momento impõe, a todas as solicitações que nos têm chegado telefonicamente ou por correio eletrónico.

Neste sentido, ocorreram durante esta semana contactos promovidos pelo SBN com as Direções de Recursos Humanos de várias Instituições de Crédito, por forma a monitorizar a situação que se vive um pouco por toda a Banca e alertar para a necessidade de serem cumpridas regras de segurança e respeitados os direitos dos trabalhadores bancários.

De realçar que o SBN está atento, interventivo e reivindicativo nomeadamente: i) quanto à falta de produtos de desinfeção e proteção dos trabalhadores bancários em muitas agências; ii) mobilidade geográfica dos trabalhadores que se encontravam a prestar serviço em agências ou dependências do Concelho de Ovar; e iii) reforço das medidas de proteção dos bancários a prestarem serviço perto das zonas fronteiriças com Espanha; entre outras variadas questões.

O decretamento do estado de emergência, nos termos do Decreto do Presidente da República, n.º 14-A/2020, de 18 de março, seguido da publicação da Lei 1-A/2020, de 19/03, apesar do seu objetivo de tutela da saúde pública, devido à restrição dos direitos fundamentais a que procede, coloca especiais desafios aos trabalhadores bancários e ao SBN, sendo que este está na linha da frente da defesa dos seus direitos individuais e a apoiar e propor medidas que mitiguem o risco da profissão.

Estamos, assim, conscientes de que nestes tempos é fulcral a nossa atuação perante a possibilidade de grave lesão dos direitos fundamentais dos nossos Associados, que são de forma inquestionável o bem e património mais precioso do Sindicato. Sabe a Direção do SBN que desde a data da sua fundação até ao presente, foram incontáveis os desafios cumpridos que fazem hoje parte da História e, nesse sentido, esta crise é um novo desafio que apela ao comprometimento do Sindicato para com as necessidades de todos os seus Sócios, e que nos comprometemos a responder positivamente a todas as solicitações.

Nesta medida, aproveitamos para informar que estamos disponíveis a partir de agora também durante o fim de semana, e enquanto se revelar necessário, para dar resposta a todas as questões urgentes que nos cheguem através dos meios de comunicação atualmente à disposição, questões que merecerão uma resposta rápida do SBN.

Por fim, o SBN reconhece e agradece a todos os trabalhadores bancários e àqueles que exercem funções de carácter imprescindível para a sociedade, a sua dedicação, coragem e abnegação para ultrapassar o momento delicado que iremos ultrapassar.

Porto, 20 de março de 2020

A Direção