Negociações do ACT
Discussão centrada na tabela única para ativos e reformados.
MAIS, SBN e SBC iniciaram as negociações para a revisão do ACT para 2026 deixando claro às instituições subscritoras da convenção qual é a sua prioridade: a necessária e justa valorização das pensões.
Após o formalismo da abertura da mesa negocial a 8 de outubro, na primeira reunião para revisão do ACT do Setor Bancário para 2026, que decorreu esta quarta-feira, dia 22, os Sindicatos deram prioridade à reivindicação da tabela única de salários e pensões.
Reformados
A decisão destes Sindicatos prende-se com a urgência de aumentar justamente a pensão de muitos bancários reformados, que está quase ao nível do salário mínimo nacional (SMN).
A injustiça é ainda mais grave porque a reforma não inclui as remunerações variáveis recebidas enquanto no ativo e sobre as quais foram efetuados os respetivos descontos.
Muitas das reformas conseguidas antecipadamente beneficiaram as Instituições de Crédito (IC), que queriam a todo o custo reduzir os quadros pessoal e não se coibiram de exercer enorme pressão sobre os bancários até estes aceitarem. Depois de atingirem o seu objetivo, continuam a prejudicar os reformados, negando-lhes atualizações dignas das pensões.
MAIS, SBN e SBC consideram urgente corrigir esta situação, que tem gerado perda de poder de compra e degradação das condições de vida daqueles que já foram bancários e dos que ainda não o sendo estão na iminência de se reformarem.
Estes Sindicatos continuarão a defender a necessária e justa valorização das pensões.
As Direções 22/10/25
Consulte aqui o COMUNICADO


