Negociação Coletiva 2020

Reuniões prosseguem

 

No dia 4 de junho, realizou-se a terceira reunião entre o GNIC – Grupo Negociador das Instituições de Crédito e os Sindicatos mais representativos dos Bancários – SBN, SNQTB e SIB para a revisão do ACT do setor bancário, incluindo tabelas salariais e cláusulas de expressão pecuniária bem como clausulado relevante para a melhoria dos direitos dos Bancários.

Nestas três reuniões já realizadas, estes Sindicatos têm reforçado a posição de que os bancários têm estado na Linha da Frente de apoio à população e economia portuguesas.
Estes Sindicatos sustentaram que, na sua globalidade, os Bancos no ano de 2019, tiveram os melhores resultados desde 2010, e que tal se devia em muito ao empenho e dedicação dos Bancários.

Os Sindicatos, presentes nesta mesa negocial, continuam a assumir as suas responsabilidades e deveres, não abdicando do direito à negociação coletiva, séria, empenhada e em defesa dos direitos e promoção dos legítimos interesses dos seus associados, particularmente face ao inegável mérito e dedicação dos Bancários na situação que o País continua a atravessar.

Nestas reuniões foi sublinhado pelos Sindicatos que, apesar dos riscos de saúde resultantes da PANDEMIA, os Bancários continuaram e continuam sempre na linha da frente, sendo que na realidade nunca estiveram suspensos e este esforço deve ser reconhecido e traduzido no presente processo de revisão do ACT.

Na última reunião esteve em análise a revisão de algum clausulado e inclusão de algumas novas cláusulas no ACT, por forma a garantir a melhoria dos direitos dos nossos associados, nomeadamente:

. A definição de um valor mínimo de promoções acima do nível 9 e respetivo mecanismo de controlo do cumprimento das promoções mínimas anuais estabelecidas no ACT.
. O direito à desconexão;
. A regulamentação dos períodos de utilização dos equipamentos tecnológicos fornecidos pelos bancos;
. O assédio no local de trabalho;

Os Sindicatos subscritores manterão informados os seus associados da evolução deste processo negocial com a acuidade que lhes é característica.