BCP

REVISÃO DO ACT DO GRUPO BCP – Pedido de reunião

Como é sabido, no âmbito do processo negocial de revisão do Acordo Coletivo de Trabalho do Grupo BCP, o SNQTB, SBN e SIB apresentaram oportunamente a proposta formal de atualização para 2021 das retribuições, pensões de reforma e de sobrevivência, bem como quanto às cláusulas com expressão pecuniária.

Note-se que este processo negocial abrange ainda a revisão do clausulado sem expressão pecuniária, ou seja de todo o clausulado do ACT do Grupo BCP.

Além da complexidade resultante desta revisão, o processo de rescisões por mútuo acordo e subsequente (e injustificado) despedimento coletivo que o BCP decidiu implementar vieram também interferir no decurso das negociações de revisão, pois o Banco mostrou-se indisponível durante relevante parte do ano de 2021 para retomar as reuniões da mesa negocial. Isto apesar das reiteradas insistências destes Sindicatos para esse efeito.

Para estes Sindicatos é fundamental concluir urgentemente a revisão do ACT do Grupo BCP: o processo negocial tem de ser retomado e concluído com a maior brevidade, especialmente quanto à atualização salarial, das pensões e clausulado de natureza pecuniária.

Para tanto e como derradeira oportunidade de consenso, estes Sindicatos solicitaram nesta data a realização urgente de uma reunião com o Presidente da Comissão Executiva do BCP, de modo que a negociação seja retomada e concluída a breve trecho.

O BCP deve reconhecer o mérito dos seus trabalhadores e fazer justiça aos reformados e pensionistas. O SNQTB, SBN e SIB tudo farão para que assim seja.

 

Lisboa e Porto, 7 de fevereiro de 2022

 

As Direções dos Sindicatos

 

Veja o comunicado aqui